segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Sexualidade



Curiosidades e Conceitos sobre Sexualidade



Você sabia que...

... as disfunções sexuais variam consideravelmente em diferentes culturas? Afirma-se que a impotência é relativamente rara entre as pessoas de algumas sociedades.

... os antigos egípcios acreditavam que a criação do universo havia ocorrido através de um ato de masturbação do deus Atum, que teve por parceira divina a própria mão? A existência de tal mito sugere a possibilidade de que a masturbação era empregada em algumas espécies de rito religioso egípcio.

... que o beijo, como um componente sexual, é totalmente desconhecido entre alguns povos e considerado repugnante entre outros? Entre nós, o beijo pode ser repugnante devido a maus hábitos higiênicos como o hálito de bebidas alcoólicas e do tabaco. O mau hálito por distúrbios gástricos, cáries dentárias e sinusites pode ser a causa principal do desinteresse sexual entre casais desleixados com a auto-estima.
... que alguns hímens apresentam um anel fibroso e não se rompem causando dores extremas durante o ato sexual? As relações sexuais dolorosas podem causar espasmos dos músculos próximos à vagina e desenvolver uma contração dos mesmos, impossibilitando a consumação sexual. À aproximação da penetração peniana e aos toques vaginais, os músculos se contraem defensivamente. Este problema recebe o nome de vaginismo e, pode ter também como causas, a repressão sexual (religiosa e familiar), experiências sexuais traumáticas e homossexualidade.
... que siririca é o nome de uma espécie de anzol, que é precisamente a forma que adota o dedo da mulher quando se masturba?
AFRODISÍACO"... são drogas e outras substâncias usadas para provocar, aumentar ou manter a excitação sexual". Para Helen S. Kaplan, "ainda não se descobriu nenhuma substância química com propriedades afrodisíacas comparáveis ao estar apaixonado". Alguns afrodisíacos são rudimentares, enquanto outros são mais sofisticados, como as drogas incitadoras de ereção para os quais conferimos poderes mágicos para o prazer. Efeito placebo ou indução bioquímica simplesmente?
BISSEXUALIDADE"... é a atração que um indivíduo tem para responder sexualmente a pessoas de ambos os sexos". Na Nova Guiné, a heterossexualidade exclusiva é considerada anormal. Nesta sociedade, os atos homossexuais ritualísticos são considerados necessários para assegurar o crescimento das crianças.
FETICHISMO"... refere-se à atração sexual por algum objeto inanimado, geralmente alguma peça do vestuário, ou qualquer coisa irracionalmente reverenciada". Algumas formas de fetichismo freqüentemente acompanham o sadomasoquismo; por exemplo, as que envolvem o uso de sapatos de salto alto e botas. O fetichismo é uma preferência sexual em que a magia parece estar contida não na totalidade da pessoa, mas num objeto relacionado com ela ou num substituto simbólico para a pessoa. A intensidade da atração é que caracteriza o fetichismo como sendo um comportamento sexual compulsivo ou irracional. Os órgãos genitais não atraem tanto como os objetos. É um comportamento quase sempre restrito ao homem.
GLS"... refere-se a sigla utilizada para denominar o grupo que compreende os gays, as lésbicas e os simpatizantes com as causa defendidas por este grupo. Existem uma série de eventos no mundo e até mesmo no Brasil que defendem estas causas, tais como a parada gay. Bares , boates, restaurantes, lojas, etc, atendem exclusivamente a este público e suas necessidades.
HETEROXUALIDADE"... refere-se à orientação sexual para membros de sexos ditintos, incluindo a preferência ativa e passiva". Entre alguns povos, as primeiras experiências sexuais dos jovens são homossexuais, embora os seus comportamentos sexuais ulteriores sejam heterossexuais. As relações baseiam-se em experiências de parceiros do sexo masculino e feninino.
HOMOSSEXUALIDADE"... refere-se à orientação sexual para membros do mesmo sexo, incluindo a preferência ativa e passiva". Estudos antropológicos afirmam que em algumas sociedades não existe homossexualidade e, em outras ela é extremamente rara. Entre alguns povos, as primeiras experiências sexuais dos jovens são homossexuais, embora os seus comportamentos sexuais ulteriores sejam heterossexuais. Nos Estados Unidos, a prática do sexo oral (fellatio) é a preferência entre os homossexuais. Para alguns psicanalistas, o pênis corresponde simbolicamente o seio materno, daí a origem da homossexualidade pode advir das privações orais na infância, mormente, durante a fase do aleitamento. Acredite quem quiser! Sob a perspectiva transcultural, pouco se sabe a respeito da homossexualidade feminina. O lesbianismo é, antropologicamente, descrito com maior freqüência em sociedades onde os homens têm muitas esposas, principalmente quando as co-esposas levam um tipo de vida reclusa, como nos haréns.
LESBIANISMO"...refere-se à orientação sexual para membros do mesmo sexo, feminino, incluindo a preferência ativa e passiva". O lesbianismo é, antropologicamente, descrito com maior freqüência em sociedades onde os homens têm muitas esposas, principalmente quando as co-esposas levam um tipo de vida reclusa, como nos haréns.
TRAVESTISMO"... é o comportamento de vestir roupas femininas para obter excitação e satisfação sexual". A roupa que o travesti usa, para se excitar e obter prazer sexual, é um fetiche. A motivação subjacente que induz ao comportamento de travestir é o fracasso ou a impossibilidade de travar uma relação integramente satisfatória com uma mulher real, devido a temores infantis com relação ao sexo oposto. A prática mais comum do travestismo é o homem vestir-se com roupas de mulheres e depois masturbar-se, freqüentemente olhando-se no espelho. O prazer obtido pelo toque sensual das roupas femininas, geralmente descritas como fornecendo a mesma sensação suave e acariciante que usualmente é obtida pelo toque de um corpo de mulher. Ao contrário do que se pode imaginar, o homem sente-se mais viril e confiante em si próprio estando vestido de mulher. O travestido torna-se, na sua imaginação, a mulher com quem, de fato, ele não pode travar uma relação íntima. Nem todos os travestis são homossexuais como se tendem a acreditar.
TRANSEXUAIS"... são aquelas pessoas que acreditam ser de um sexo, mas que estão presas no corpo do sexo oposto". Os transexuais masculinos, por exemplo, estão insatisfeito com a sua condição sexual biológica por sentirem-se e se aperceberem como sendo do sexo oposto. É comum entre os transexuais masculinos a remoção cirúrgica dos genitais para a construção plástica da vulva e vagina. Após a cirurgia, há uma adaptação psicológica satisfatória à nova condição sexual.

Prof. Mirella Mariani Tassi

Sem comentários:

Enviar um comentário