domingo, 16 de dezembro de 2012

OBESIDADE INFANTIL



Alimentação e Saúde Infantil – Nutrição consciente desde a infância



Foi-se o tempo que criança saudável era criança gordinha. Hoje o cenário é assustador: a obesidade atinge 15% dos pequenos, que estão expostos a riscos de gente grande. A falta de exercícios e a alimentação inadequada são os grandes culpados pelos quilos a mais. Só para se ter uma idéia, quando o pequeno devora um pacote de bolacha na hora do lanche, está ingerindo o equivalente a uma refeição completa em calorias. Os prejuízos são enormes: além do impacto na auto-estima, aumenta a chance de problemas ortopédicos, de infecções respiratórias e de pele, de cirrose hepática por excesso de gordura depositada no fígado - a chamada esteatose. Pior: uma criança obesa em idade pré-escolar tem 30% de chances de virar um adulto rechonchudo. O risco sobe para 50% caso ela entre na adolescência gorda. Explica-se: as células adiposas vão ficando cada vez mais recheadas de gordura até que estouram e se multiplicam, fenômeno mais comum justamente no primeiro ano de vida e na adolescência. Reverter o quadro depende basicamente de uma coisa: reeducação alimentar.
 ALIMENTAÇÃO INFANTIL
-Batata-doce: além de ser fonte de energia e substituir carboidratos como as outras batatas, massas e arroz, as do tipo amarela e laranja são ricas em betacaroteno, essencial para o crescimento e desenvolvimento infantil e importante para o funcionamento do sistema imunológico. Que tal fazer um purê? Também ajuda a manter a pele, as mucosas e a visão saudáveis.

Papinha de rúcula e frango

Quando acrescentar rúcula à papa, ponha as folhas e o talo nos últimos instantes de cozimento para preservar uma quantidade maior de nutrientes ou acrescente crua no final



Ingredientes
300 g de peito de frango desossado
1 xícara de feijão preto
1 abobrinha grande picada
3 mandioquinhas picadas sem casca
1 punhado de rúcula
1 tomate picado (sem pele, casca e sementes) 
Temperos
 1 colher (sopa) de cebola
 1 dente de alho picado
 1 colher (chá) de salsinha
 1 pitada de sal
 Azeite 


Preparo
Cozinhe o peito em uma panela com água e o feijão em uma panela de pressão. Reserve a água do cozimento da carne para preparar nela os outros alimentos. Desfie o frango e separe. Em uma panela, ponha a mandioquinha em água fervente até amolecer. Em outra, refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o tomate, a abobrinha, a mandioquinha e o feijão. Adicione uma pitada de sal e cubra os alimentos com a água do cozimento do frango. Quando estiver pronto, adicione o frango desfiado, salpique a salsinha, as folhas de rúcula e amasse antes de servir.
Rendimento: 2 a 3 porções 




2 comentários:

  1. Meu filho não come frutas e legumes o que devo fazer para ele gostar?
    Não quero que ele coma obrigado,não posso forças.

    Eloiza.
    Guarulhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Eloíza,claro que não devemos forçar,pois assim pode agravar mais ainda,eu recomendo que você faça sucos, suco de cenoura com laranja, suco de beterraba com cenoura, tomate e laranja, suco de maça com abacaxi,cenoura. Tem muitos outros sucos naturais, as sobras da peneira que você passou pela peneira,faça docinhos, leve ao fogo com açucar e enrole, as crianças adoram,e nem percebem que estão comendo alguns legumes.
    Legumes eu recomendaria que vc depois de cozinhar os legumes, bata no liquidificador e dê como sopa,as crianças comem só por não verem os legumes, misture no feijão etc.
    Espero tê-la ajudado,continue nos visitando ok,bjs. Jeferson

    ResponderEliminar