segunda-feira, 14 de janeiro de 2013




10 Truques para cacheados!


1. Os cortes graduados estão em alta para cacheados porque distribuem melhor o volume e o peso. Por isso, Elton Nunes, educador da Pivot Point, sempre trabalha o cabelo molhado. "Quando se corta a seco, os fios embaraçam e o volume, diferente do que aconteceria no liso, dificulta perceber o ângulo e a direção da linha de corte." 


2. Diga não ao chanel clássico! "A base reta acentua o volume. O ideal é cortar enviesado, com camadas suaves, o que permite entrelaçamento e movimento aos cachos", sugere Marizette Pio, do salão Chez Marizette, no Rio de Janeiro. 

3. Um pigmaleão revisitado é a sugestão do cabeleireiro Deni Dominiciano, do Soho Morumbi, para cachos ousados neste verão. "A base pode ser comprida e o cabelo todo desconectado. Já as pontas podem ser descoloridas com um produto como o Blondor, Wella. O resultado é excelente", diz ele. 

4. Lidar com volume é sempre delicado. Quando a cliente pede franja, todo cuidado é pouco. O bom senso, segundo Marizette, recomenda a 'franja falsa', cortada em camadas, e jamais ultrapassando a marca de um dedo de espessura. Elton Nunes recomenda não reduzir o comprimento, pois franjas curtas estão em baixa.

5. Qual o melhor instrumento para cortar fios anelados? Para Deni, do Soho, é a tesoura, que permite desfiar o cabelo na vertical. "A navalha só entra em cena ao se desbastar os fios levemente. Se forem muito desbastados, perdem peso e enrolam demais." Ele dá um aviso: "Cuidado com navalha velha porque não corta e, sim, rasga o cabelo". Reforça ainda que somente os fios da parte de baixo devem ser desfiados e não os da parte de cima, para que não fiquem esvoaçantes.

6. A coloração deve ser feita com cuidado, pois os fios costumam ser mais ressecados nas pontas. Rogério Belo, supervisor técnico da Itallian Color, sugere tinturas com ativos hidratantes, como pro-teína da seda, cuja característica é absorver a umidade de sua volta e transferir para o cabelo.


7.Todo mundo sabe: ao secar, fios encaracolados encolhem. A informação faz toda a diferença ao cortar. "Sempre corto mais comprido do que a cliente pede. Depois, seco com difusor para não tirar os cachos do lugar e confiro o resultado. Se ficar muito longo ou volumoso nas laterais, corto mais um pouco", conta Marizette Pio.

8.Fios afro são mais receptíveis à absorção de pigmentos. Em outras palavras, a cor pega super bem. Em contrapartida, por serem mais sensíveis, podem sofrer demasiada agressão. A saída é dar preferência a colorações enriquecidas com vitaminas, proteínas, silicones e queratina.

9. O princípio básico da coloração, 'tinta não clareia tinta', vale também para relaxados. Para clarear fios naturais até dois tons, a opção é coloração com oxidante de 20 volumes. "Clareamento mais intenso pode partir fios submetidos à química", alerta Belo. 

10. Cabelo que já passou por relaxamento ou outro tipo de química para ondulação recebe sinal amarelo para coloração. O oxidante nunca deve ter mais de 20 volumes para evitar ressecamento, pontas duplas, alta porosidade, desbotamento e, principalmente, quebra dos fios. Além disso, tinturas em pó, com alto teor de amônia, ou metálicas não são recomendadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário